Estamos vivendo um momento mundial onde as grandes marcas de entretenimento, músicos e produtores estão impossibilitados de levar mais diversão para suas comunidades.

Porém, no ambiente digital, as redes sociais estão mais ativas do que nunca. Dados da consultoria global Mintel apontam que o número de IG Lives dispararam em 526% entre 8 e 15 de março.

E, segundo um relatório de 2020 da MIDiA, o trabalhador médio tem 15% mais de tempo durante as suas horas acordadas voltadas para o entretenimento por conta da crise do coronavírus.

As marcas e empresas têm, então, bastante oportunidade para conquistar os consumidores em plataformas e iniciativas que inspiram e entretém.

Neste contexto, as lives em diversas redes (YouTube, Instagram, Webinars) surgem como nova estratégia para envolver o público e têm se revelado como excelentes parceiras das pessoas, que, cada vez mais, aderem à essas iniciativas de forma verdadeira e poderosa.

Elas se tornaram, em pouco tempo, a ferramenta chave para marcas se conectarem criativamente com sua audiência.

É a tecnologia a serviço da alegria, é o novo estar junto. Pessoas por todo o país estão se juntando, cada uma em sua casa, através de ferramentas de conferência (Meet, Zoom, Houseparty e afins).

Com essa audiência toda online, a consultoria mundial de tendências WGSN indica algumas estratégias que sua marca pode adotar.

 

 

1. Diálogo Direto

Algumas marcas estão aproveitando esse momento para aproximar o discurso com os consumidores por meio de lives com mesas redondas, perguntas e respostas e até sugestões de produtos estão entre as ações que marcas como a Jeep e Maxwell realizaram no último mês.

 

mercado de entretenimento

 

2. Shows e festivais online

O mercado de entretenimento foi sem dúvidas um dos mais atingidos. Com os shows e os festivais cancelados, as marcas se juntaram aos produtores de eventos e artistas e criaram verdadeiros festivais onlines que arrastaram milhares de pessoas.

Tivemos ações da Levi’s, Nyx Cosmetics, Brahma. Algumas lives brasileiras chegaram a bater recordes mundiais de usuários simultâneos.

 

 

3. Colaboração criativa e aprendizado

Outras empresas optaram por criar conteúdos de cultura e estilo de vida ao explorar novas formas de entreter e inspirar seus seguidores em casa.

O chef britânico Jamie Oliver fez uma transmissão ao vivo no YouTube para mostrar a “receita mais simples da internet” de pão com fermento químico.

 

mercado de entretenimento

 

4. Viajar sem sair de casa

Visando apoiar financeiramente as pessoas afetadas pela pandemia, em abril de 2020, o Airbnb anunciou uma nova extensão em suas ‘experiências’. Uma plataforma virtual para as pessoas se “conectarem, viajarem virtualmente e ganharem dinheiro durante a crise da Covid-19”.

Esses encontros digitais são transmitidos pelo Zoom e permitem que as pessoas vivam experiências e conheçam outras culturas sem sair de casa. Mais de 50 experiências virtuais estão disponíveis no Airbnb em mais de 30 países.

 

mercado de entretenimento

 

Conclusão

Essas são algumas estratégias que vêm modificando o entretenimento em geral. Vale lembrar que as lives devem ser sempre naturais e espontâneas não importa o tamanho da sua marca, já que isso trará mais autenticidade.

As pessoas estão buscando algo além do entretenimento, portanto pensar em estratégias que estimulem seu público a participar pode melhorar seus resultados. Dessa forma:

  • Ofereça ajuda para aqueles que precisam durante essa época. Levar entretenimento para as pessoas neste momento pode ser um resultado que você irá colher no longo prazo.
  • Crie shows, festivais ou conteúdos como maneiras de construir uma comunidade e reunir as pessoas, mesmo enquanto elas não podem se encontrar pessoalmente, e isso será muito positivo para sua marca.
  • Ajude o consumidor a sobreviver ao estresse e tédio com atividades escolhidas a dedo que vão melhorar o seu humor e alegrar a sua alma. Proporcione maneiras de passar tempo em casa de forma relaxada, seja fazendo um artesanato ou uma atividade educativa.

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