Nunca se viu uma busca tão abrupta por soluções de marketing digital. São marcas e empresas se movimentando de todas as formas para encontrar o seu caminho e continuar gerando receita.

Com isso, muitas buscam uma solução que evite ainda mais prejuízos. Já outras, estão correndo para garantir a continuidade em tempos tão imprevisíveis. Porém, não basta apenas estarem inseridas no meio digital, é preciso pensar estratégias.

O que estamos percebendo a nível global é que o digital, se ainda não era prioridade para alguns, agora veio para ficar. 

E é sobre isso que vamos falar com você por aqui: ideias, insights, previsões que façam sentido e oportunidades para se reinventar em tempos de crise.


Coronavírus x Oportunidades


Em primeiro lugar, é importante deixar claro que vamos superar esta crise. A condição para desenvolver uma empresa a partir de agora pode ser outra, mas com calma e muita preparação, as oportunidades vão surgir no mercado.

Bem, nós sabemos que em tempos de crise é muito difícil analisar a situação e começar a agir para sair dela. O impacto do coronavírus na vida das pessoas e na economia é algo que estava fora de qualquer previsão.

Mas, mesmo assim, e apesar do baque, já vemos empresas se adequando às novas formas de se fazerem presentes com o público.

Percebemos o aumento das colaborações online, o crescimento do home office, e-commerces, marketplaces, as pessoas – por incrível que pareça – estão mais conectadas e disponíveis, e isso é uma grande oportunidade, não acha?

Além disso tudo, temos profissionais de todos os setores buscando cursos online sobre os mais diversos assuntos, empresas se doando literalmente para serem reconhecidas e muitos outros exemplos de como se reinventar pelos meios digitais.

Então, vamos ficar atentos! Essas mudanças vão abrir novas possibilidades. Por isso é muito importante observar tendências e o cenário que irá se mostrar pós-coronavírus.

Lembro também que estamos vivendo a oportunidade ideal para que as empresas conheçam e redescubram o seu público. 

É um ótimo momento para perceber e acompanhar as mudanças de comportamento, inclusive para desenvolver novas personas para o seu negócio. Sim, provavelmente elas irão mudar.


Soluções de Marketing Digital


Outro fator que vem ditando a retomada da economia é a velocidade com que as soluções de comunicação e conteúdo estão sendo desenvolvidas.

Quem gera conteúdo relevante se sobressai com muita facilidade, principalmente agora que as interações digitais estão sendo buscadas a todo instante. 

E, como muitos profissionais renomados do mercado já vem citando, o momento não é de vender e sim de prestar serviço útil.

Por isso, invista na presença digital da sua empresa e converse com o seu público tendo a sensibilidade que o momento pede.

Seja por redes sociais, e-mail, site ou até mesmo por WhatsApp, você precisa ter um canal, ou todos esses disponíveis, para o seu público lhe encontrar. Se você quer gerar novos negócios, precisa mais do que nunca pensar por esse caminho.

Então, abaixo cito algumas ideias e exemplos de soluções de marketing digital e que estão sendo muito utilizadas neste momento:

  • Lojas virtuais, “lojas ao vivo”, marketplaces, e-commerces;
  • Aulas online;
  • Plataformas de videochamadas
  • Atendimento e demonstração de produtos via WhatsApp;
  • Passeios e tours virtuais por imóveis, museus, ruas, pontos turísticos;
  • Lives, transmissões de eventos, shows e palestras;
  • Geração e gestão de leads;
  • Anúncios online.


Reinvente a forma de comunicar da sua empresa


É bem compreendido que tudo isso já vinha sendo feito antes, mas não era a única opção, e muitas vezes nem estava sendo trabalhado de forma adequada. 

Porém agora, nós precisamos nos diferenciar enquanto empresa.

Apenas a prestação de serviços não fará com que marcas, empresas e profissionais sejam lembrados de forma positiva. É necessário encontrar a sua nova forma de gerar resultados consistentes, e, que tenham acima de tudo qualidade para perdurar.

Ah, o pós-venda tende a ser outro grande diferencial quando se tratar do digital nestes tempos.

É algo importante a ter em mente para aplicar na sua empresa, pois, as pessoas cada vez mais buscam por interação dentro das redes sociais, em sites e serviços de atendimento ao consumidor. 

Por fim, humanize sua comunicação. Após esta tempestade, você irá sentir orgulho do cuidado que sua empresa teve e do posicionamento estratégico e humano definido. Pode ter certeza que as pessoas irão se lembrar disso.

Esperamos que este conteúdo tenha lhe dado boas ideias e indicado uma direção concreta para ajudar nas tomadas de decisões aí da sua empresa.

Caso queira receber mais artigos relevantes sobre o mercado, marketing, design e comunicação, além de boas ideias como esta, assine aqui gratuitamente a nossa Gruv News.

Além disso, siga nossas redes sociais, por lá soltamos muitas dicas e insights também. Até mais 😉