O WordPress é uma plataforma gratuita utilizada para criar sites e blogs de forma rápida e intuitiva. É usada, principalmente, por aqueles que não são desenvolvedores e querem entrar para o mundo digital.

Quem visita blogs de entretenimento e notícias com certeza já visitou algum feito em WordPress, dentre eles temos: Sony, The New York Times Company, Forbes, Santos Futebol Clube. Enfim, inúmeras marcas famosas.

Para você ter ideia, a participação da plataforma no mercado global de gestão de conteúdo é de 60.2%, segundo o Search Engine Journal

Percebeu como é importante ter um blog com conteúdo relevante?

Para justificar todo esse sucesso, ele tem diversos recursos, como compra de temas personalizados, edição de textos, upload de mídias, integração com outros sistemas e registro de domínio, tudo de um jeito fácil de fazer.

Isso nos leva para os plugins. 

Mais conhecidos como “extensões”, os plugins são responsáveis por adicionar novas funcionalidades ao seu blog. Eles adicionam novas funções a recursos já existentes ou criam novas, a fim de alcançar melhores resultados visuais ou de desempenho.

Quer otimizar o seu blog com plugins gratuitos? Continue a leitura e descubra como torná-lo profissional sem gastar um centavo!

Plugins gratuitos e como funcionam

São milhões de plugins disponíveis para baixar e muitos deles são gratuitos. As equipes de desenvolvimento para o WordPress sempre buscam resolver situações para as pessoas terem sucesso no seu negócio online, então existe plugin para praticamente qualquer coisa.

Por isso, vim te mostrar que não é preciso gastar para ter um blog bonito, rápido e que traga oportunidades de venda.


Otimização para motores de busca

Quem cuida do SEO (Search Engine Optimization) de blog sabe o trabalho que dá, né?

Procurar e determinar a palavra-chave perfeita e a descrição que vai dar ao seu conteúdo a coroação da primeira página pode ser trabalhoso. Mas, não com estes plugins que selecionei:

SEO by Yoast

Para quem quer rapidez, este plugin preenche título, descrição de página, permalinks e outros aspectos de SEO automaticamente, de acordo com o que foi identificado da palavra-chave.

All in One SEO Pack

Concorrente do plugin acima, este tem suporte de mapa de site XML, suporte Google AMP, URLs canônicas avançadas, disponibiliza integração SEO para sites de comércio eletrônico, incluindo WooCommerce e muitas outras funcionalidades.

SEO Friendly Images

Como complemento de SEO, este plugin atualiza o alt e title de todas as imagens, o que faz o seu post estar de acordo com o W3C (regulamentações para os padrões da web).


Tempo de processamento e estabilidade

Outro ponto importante em um site é a velocidade de carregamento. Afinal, em um tempo que a sociedade se adaptou às novas formas de consumir conteúdo, rapidez é a chave. Imagens pesadas e que consomem a sua cache afastam visitantes. Portanto, fique de olho nesses plugins:

W3 total cache

Melhora a experiência do usuário diminuindo o tempo de carregamento, já que guarda em cache todos os conteúdos do site ou blog.

P3 – Plugin Performance Profiler

Às vezes, temos tantos plugins instalados no WordPress que tudo fica mais lento. Mas, este plugin identifica os que consomem processamento e gera relatórios de uso. Além disso, faz testes de desempenho constantemente.

Broken Link Checker

Links quebrados são um problema para quem quer consistência no site, e o Broken Link Checker monitora todo o seu blog procurando links e imagens faltantes. 


Personalização

Criar um blog bonito com temas pré definidos pode ser um desafio. Mas, existem muitas opções no WordPress, desde mudar fontes até organizar galerias e criar efeitos profissionais.

WP Google Fontes

O plugin mais popular de tipografia te dá todo o suporte das fontes do Google em alta qualidade e você ainda pode adicionar o código da fonte em um CSS específico da página ou em um tema.

FooGallery

Intuitivo e fácil de usar, o FooGallery tem diversas opções de templates de galerias, sendo um dos mais completos para quem quer dar um up no visual.

Social Media Flying Icons

São 30 ícones fáceis de configurar que você pode colocar em qualquer lugar do blog. Tem ícones de todas as redes sociais para os visitantes compartilharem o seu conteúdo em todo lugar.


Gerenciamento de conteúdo e captação de leads

Para a área de marketing de conteúdo, a organização de posts, agendamento e controle de horários são fundamentais. Enquanto que para a área de inbound marketing, a intenção é atrair e converter com conteúdos relevantes. Para ambas situações, os plugins a seguir vão ajudar:

WordPress Editorial Calendar

Você é uma pessoa que preza por organização? Então este plugin é perfeito para você! Ele traz um calendário intuitivo para agendar e organizar seus posts, além de ver todos os posts do mês e utilizar a função “drag and drop” para mudar a data de um post. Edite facilmente títulos, conteúdos e horários e gerencie todos os seus conteúdos.

SendPress Newsletters

Enviar e-mails e newsletters direto do WordPress é possível sim. Edite os conteúdos que você quer enviar, customize o seu formulário de inscrição e veja relatórios de envio. Você tem direito a inscrições ilimitadas e agendamento de newsletters.

Marketing Popups by OptinMonster

Uma opção para converter os visitantes, também, é através de pop-ups. Crie campanhas de pop up para aumentar a lista de emails e direcionar os visitantes para outros conteúdos. 

WordPress Landing Pages

Crie landing pages customizáveis e de acordo com o tema, monitore taxas de conversão e faça testes A/B para transformar seus visitantes em leads.

Contact Form 7

Para criar e gerenciar formulários, você pode usar o Contact Form 7. Para sua estratégia de captação de leads ele permite a personalização dos formulários, marca como obrigatória a resposta e atribui nomes aos formulários.


Integrações

Se você trabalha com marketing digital provavelmente utiliza uma das ferramentas a seguir. Então, os plugins de integração são super importantes para manter sua lista de contatos e seus dados em todas as plataformas da marca.

Rock Convert

Converta os visitantes do seu blog com banners e CTAs (calls-to-action) publicados diretamente do seu painel. Ainda organize por categorias e escolha onde você quer colocar o banner, isso tudo sendo monitorado pelo Google Analytics.

MonsterInsights

Conectar o seu WordPress com o Google Analytics ficou mais rápido e fácil com este plugin.  Também conta com painel que mostra ações e insights para melhorar o seu blog e ver o que está funcionando ou não.

Mailchimp for WordPress

Conecta com a sua conta do Mailchimp e tem integração com vários outros plugins (alguns que comentamos aqui estão nesta lista). 

Smash Balloon Social

O plugin adiciona o seu feed do Instagram em qualquer página do site, de várias contas se precisar, sendo totalmente personalizável.

WP Google Maps

Adiciona o Google maps, permitindo a marcação e utilização da ferramenta sem sair da página.

Embed Plus for YouTube

O nome já fala tudo, né? Crie galerias e playlists com seus vídeos hospedados no YouTube e faça transmissões ao vivo.


Bônus

Neste último tópico, temos plugins para os mais variados objetivos que achei interessante trazer para o seu conhecimento. Afinal, vai que um dia você precisa, né?

WooCommerce

Este é perfeito para quem quer um e-commerce. Movimenta 30% de todas as lojas virtuais e possui mais de 50 mil plugins para blog.

Jetpack

Quer evitar ficar baixando muitos plugins para o seu blog? Pois, aqui temos o Jetpack com mais de 30 módulos. Você confere estatísticas do site, posts relacionados, monitoramento de tempo de inatividade, tudo em um lugar só.

Akismet

Ajuda a evitar spam nas áreas de comentários e formulários, ainda tem capacidade de excluir todos os comentários de spam por conta própria. Uma ótima opção para prevenir aquele spam chato, né?

Está procurando um plugin que não achou nessa lista?

Aqui ficam duas dicas para procurar:

  1. Verifique o número de instalações: se for alto, é provável que seja mais confiável.
  2. Verifique por atualizações recentes: isso quer dizer que estão trabalhando para corrigir erros e bugs.

 

Conclusão

Não existem mais desculpas para criar um site ou blog do seu jeito. Com inúmeras opções gratuitas o WordPress é uma ferramenta completa para sua estratégia online.

As oportunidades no mundo digital são o ponto de partida para criar algo inovador e diferente no mercado e, como citei no começo, o conteúdo é um grande aliado para criar relações duradouras com os clientes.

Gostou das dicas? Aproveite para assinar nossa Gruv News e receber atualizações sobre marketing digital, tendências e atualidades 😉