Dentre as estratégias digitais mais utilizadas pelas empresas, com a finalidade de fornecer conteúdo de valor para seus clientes, está o blog.

Por muitos anos, depois de sua popularização em 1999, com a criação do Blogger, foi usado para uma comunicação mais pessoal, como uma espécie de diário. E claro, houve muita resistência em enxergar a ferramenta como corporativa. Porém, isso mudou! 

Hoje, é um grande diferencial e se enquadra em praticamente todos os segmentos de negócios. 

Geralmente, ele é inserido dentro do site como uma parte extra e os usuários visitam para ler seus conteúdos publicados. 

Por isso, vou te dar 5 motivos para que você comece hoje o seu blog! 

 

Mas antes, o que é um blog? 

Podemos definir como uma grande biblioteca com diversos conteúdos. 

É um conjunto de páginas na internet que é alimentada com publicações que podem ser feitas em texto, imagem, vídeo ou áudio. 

Nos blogs pessoais, as pessoas falam sobre suas viagens, paixões e seu cotidiano. Já os corporativos falam sobre os interesses do seu público e sobre as soluções que podem oferecer para o mesmo.

Ou seja, o blog é uma ferramenta versátil, adaptável e cria um relacionamento pessoal com o leitor.

Agora, se você quer 5 motivos para criar seu blog, continue lendo este texto até o final. 

 

Então, por que devo criar um blog?

Em um mundo globalizado e digital, atrair a atenção do público-alvo se tornou um grande desafio. 

Dessa forma, oferecer conteúdos de valor é uma ótima forma de atrair o interesse desse público e integrá-lo ao seu negócio. 

Além disso, separei 5 motivos que mostram o porquê ter um blog é tão importante para as empresas, confira! 

 

Ser encontrado no Google. 

Vamos lá, que empresa não quer ser encontrada no Google logo na primeira página? 

Com um blog recheado de bons conteúdos e otimizados para SEO, a chance de sua empresa ser encontrada no Google quando uma pessoa buscar determinado assunto ou sua palavra-chave é muito maior. 

Os buscadores, além dos usuários, valorizam um conteúdo de valor que tire a dúvida delas no momento em que elas pesquisam. 

Se sua empresa aparece como uma resposta, pode ter certeza que você ficará na mente de quem buscou e se tornará uma possível oportunidade de negócio. 

 

Educar seu público 

O consumidor de hoje é ávido por informação, e, informação de valor

Mesmo sabendo o que quer consumir, na grande maioria dos casos, ele pesquisa primeiro na internet para estudar todas as suas opções.  

O blog é uma excelente maneira de educar e nutrir seu público-alvo para atraí-lo ao seu produto ou serviço. 

Mesmo que ele demore a avançar na jornada de compra, se ele consumir seu conteúdo, a chance dele fechar com sua empresa é muito maior. 

O consumidor de hoje gosta de consumir de empresas que são autoridade. 

Mas, isso, abordaremos no próximo tópico. 

 

Criar autoridade

Conhecimento é sinal de credibilidade. 

Um conteúdo de valor mostra para o cliente que você entende do que está falando. E isso é um eco grande da decisão de compra do cliente. 

Afinal, sabemos que as pessoas compram de marcas que elas se identificam e que inspiram confiança. 

Ter autoridade é fundamental, inclusive, para ser encontrado no Google. Ele lê todo o conteúdo para se certificar de que o blog realmente é uma referência no assunto. 

 

O blog é dinâmico 

Por todas as postagens e novos conteúdos, o blog é dinâmico e interativo, e, deixa seu público-alvo em contato com a sua empresa por muito mais tempo. 

Além disso, é totalmente personalizável. Ou seja, vários formatos e opções para deixá-lo com a identidade da sua empresa.

Permite compartilhamentos, comentários e curtidas, que o diferencia de um site, que é estático e possui conteúdo fixo. 

 

Geração de Leads

Ter e alimentar um blog é uma das melhores maneiras de captar novos leads e futuramente, novos negócios. 

Se você produz conteúdos de qualidade, as pessoas interessadas em sua empresa tem muito mais chances de quererem fornecer o e-mail delas em troca de uma newsletter, por exemplo. 

Agora, acho que você já se convenceu né? 

Mas calma, temos algumas práticas para seguir se quisermos manter um blog de sucesso capaz de trazer novos negócios. 

 

Como ter um blog de sucesso?

Seguindo boas práticas, a produção de conteúdo flui de forma leve e você consegue conduzir o usuário ou lead por toda a jornada de compra até a decisão. 

Separamos 3 das melhores práticas para que seu blog corporativo tenha sucesso: 

Planejamento

Em todas as áreas de Marketing Digital, sem planejamento nada funciona. Com o blog não seria diferente. 

Por isso, é essencial fazer uma agenda de postagens com as datas e as ideias de conteúdo para evitar que você perca a constância ou que crie conteúdos repetidos e sem relevância.

Este planejamento chamamos de Mapeamento de Conteúdo, que pode ser feito por uma planilha de Excel. Nela é importante conter as seguintes informações: 

  • Tipo de conteúdo (500, 1000, 3000 palavras, por exemplo); 
  • Palavra-chave;
  • Ideia de Conteúdo; 
  • CTA;
  • Data de publicação; e
  • Estágio do funil em que o conteúdo se enquadra (atração, consideração ou decisão).

 

Escolha um bom redator e revisor

Tenha em mente que você deve escolher uma pessoa que escreva bem, mas que principalmente, conheça seu negócio e seu público. 

A comunicação tem que ser efetiva para cada passo na jornada de compra. Por isso, um bom redator deve saber diferenciar o estilo de conteúdos topo, meio e fundo de funil. 

Este, também deve conhecer requisitos básicos para SEO. Esse é um dos fatores para que seu conteúdo fique bem ranqueado nos mecanismos de busca. 

 

Tenha uma estratégia de captação de leads 

Pode ser uma caixinha ou um popup onde o visitante consiga se cadastrar para receber uma newsletter, por exemplo.

Dessa forma, você pode traçar uma estratégia de envios de e-mail marketing para manter os leads interessados interagindo e compartilhando o seu blog. 

Essa é a melhor forma para a captação de possíveis clientes. Mas, é claro, que é preciso traçar uma estratégia de comunicação para nutrir e fazer com que esses leads cheguem a decisão de compra e optem por comprar o seu produto ou serviço. 

Seguindo isso, sua empresa está trilhando um caminho de muito sucesso para a aquisição e fidelização de clientes.

E agora que você já está convencido de criar um blog para sua empresa, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e incentive mais pessoas para aderirem esta solução!