Você sabe o que é Primeiro Valor e Marcos de Sucesso?

A entrega do Primeiro Valor é uma das falhas mais comuns e ao mesmo tempo decisivas para a perceção do cliente ao contratar um serviço contínuo ou software.

Durante o onboarding, fase de início do cliente com seu serviço, ele terá a expectativa de receber algo que marque o valor do serviço prestado, seja a autonomia e entendimento para usar a ferramenta contratada ou um planejamento estratégico desenhado.

Este termo é bastante usado para venda de softwares, mas também faz sentido para serviços pois será o primeiro entregável ao cliente, que o fará de fato valorizar sua empresa e a mensalidade paga.

Neste caso, além do primeiro valor, devem ser entregues valores recorrentes, que podemos chamar de marcos de sucesso.

Estes marcos são uma forma de acompanhar a jornada do cliente dentro da sua empresa e garantir que ele sinta os pequenos sucessos ao longo da parceria.

Mas então, como entregar este valor e se certificar de que seu cliente está satisfeito com o que recebe? O primeiro passo é: foco no sucesso do cliente!

Foco no Cliente 🔭

Entenda exatamente o que ele quer e espera, desenvolva um cronograma com estas entregas e valide as demandas.

É importante que a comunicação e as entregas sejam definidas, sem confusão e gerando o mínimo de dúvidas técnicas neste processo.

Com o primeiro valor o cliente poderá se sentir seguro sobre ter feito um bom negócio ao contratar sua empresa, e estará dando os passos iniciais para um relacionamento duradouro.

Invista no início do cliente dentro da sua empresa, esta fase de onboarding é essencial para evitar churns na sua base.

E os valores recorrentes ou marcos de sucesso? 🤷‍♀️

Basicamente a caminhada do cliente de um ponto a outro dentro do projeto, um conjunto de tarefas e validações a serem entregues para que ele passe para outra “fase”.

Sempre fazendo isso de maneira organizada e adequada para aquele cliente, tudo para que o resultado esperado por ele seja atingido.

aqui mais  um reforço sobre ter consciência sobre o que é o resultado esperado por cada cliente—

Esta metodologia de marcos precisa ser padronizada, repetível, automatizável e otimizada para faça sentido em seu negócio.

Todo cliente é diferente dos outros, mas todos têm pontos em comum, o que os tornam seus clientes e interessados no serviço oferecido pela sua empresa.

Gerencie o quanto você puder este processo e esteja atento a todas as pessoas envolvidas nele, desde membros da equipe ao próprio cliente, pois cada um tem um papel a desenvolver.

Motivos para acompanhar estes marcos de sucesso 😎

  • Otimização de taxa de conversão: afinal este olhar atento a jornada do cliente dentro da sua empresa facilita o acompanhamento de como o sucesso está sendo entregue por sua equipe e onde estão os gargalos que precisam ser resolvidos.
  • Oportunidade de expansão: alguns marcos de sucesso podem mostrar a chance de um cross-selling pois levam o cliente a um ponto que faz sentido contratar mais um serviço seu para agregar no valor entregue e nos resultados percebidos.
  • Clientes que defendem sua empresa: ao atingir um marco desse, o sucesso está nos sentimentos do cliente, é a melhor hora para conversar com ele sobre falar bem da sua empresa e enviar uma pesquisa de satisfação, lembrá-lo disso a cada marco completado de sucesso vai reforçar a boa imagem que ele tem de você.

Por fim, os valores recorrentes ou marcos de sucesso são um trabalho contínuo e os frutos desse processo impactam diretamente no crescimento das vendas e retenção de clientes.

Comece agora mesmo a implementar os processos para que o relacionamento com seu cliente seja positivo e duradouro!

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