Entre todas as mídias digitais existentes, a rede chinesa TikTok tem conquistado público e ganhando cada vez mais espaço entre os jovens. O aplicativo se tornou o mais baixado no mundo com mais de 2 bilhões de downloads, segundo o SensorTower Analytics. Seguido do WhatsApp e o Zoom. 

O marketing digital está sempre em evolução. Se quiser ficar por dentro de tudo, é preciso está atento a todas novidades e adaptar a sua marca para acompanhar o mercado.

Quer saber o que é o TikTok e como posicionar sua marca nessa rede social? Continue a leitura.

O que é o TikTok?


O Tiktok é uma plataforma de vídeos curtos
de 15 a 60 segundos, disponível para Android e iOS. Os usuários podem gravar, editar e modificar o vídeo de acordo com a sua preferência.

O app conta com uma série de recursos que permitem a dublagem de músicas, vozes engraçadas e trechos de filmes famosos. O usuário também pode produzir conteúdos próprios. 

No geral, os conteúdos apresentam caráter humorístico e os vídeos não costumam viralizar só no aplicativo e acabam indo para outras redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. 

Como nas outras plataformas tradicionais, o app tem ferramentas de engajamento, que permitem que o usuário curta, comente, compartilhe, salve as postagens, mensagens diretas e seguir os perfis do seu interesse/ Mas, o mais legal é que não é obrigatório ter um perfil ou seguir pessoas para ter acesso aos conteúdos disponíveis.

O TikTok usa inteligência artificial para segmentar os conteúdos de acordo com o consumo e engajamento de cada usuário, as hashtags também auxiliam durante esse processo. 

Qual é o público dessa rede social? 

 

Atualmente, o Tiktok possui mais de 1,5 bilhões de usuários ativos por mês, sendo 500 milhões apenas na China, o país de origem do aplicativo. Os números superam grandes redes como Twitter e Snapchat. 

Entretanto, o público presente da plataforma é muito específico. Segundo a pesquisa realizada pelo Infobase, o aplicativo é bastante impulsionado pela geração Z, 41% dos usuários tem entre 16-24 anos. Os jovens de 13-16 anos também utilizam o Twitter ou o Facebook.

As grandes celebridades também chegaram ao TikTok, 38% de quem usa a rede confia nas recomendações feitas por essas personalidades. 

Por que utilizar o TikTok na sua estratégia? 


O aplicativo é uma grande oportunidade para se comunicar com a audiência mais jovem, dando destaque para os adolescentes da geração Z.

Além disso, a plataforma abre portas para ações com influenciadores, que mostram um bom resultado e retorno — cerca de 72% dos usuários da plataforma segue os influenciadores e 50% confiam nas recomendações feitas por eles. 

Dentro do aplicativo, eles abordam uma forma de se comunicar diferente de outras redes sociais, como o Instagram. E uma outra vantagem da plataforma, é que o conteúdo pode ser compartilhado em outras redes sociais, como o Instagram Stories, e assim atingirá mais pessoas. 

Como usá-lo a favor da sua marca? 


Se o foco é atingir o público for jovem, o TikTok é uma ótima escolha na hora de comunicar e destacar a sua marca.

Existem diversas maneiras de conseguir isso, uma delas é criando concursos e desafios dentro da plataforma que vão estimular as pessoas a produzirem conteúdos que divulguem a marca. 

As empresas também estão aproveitando as hashtags para suas campanhas de marketing. Como por exemplo, a Samsung que fez a campanha #BateriaAbsurda para divulgar o lançamento da nova geração do Galaxy A. 

Para essa campanha, foi utilizado um conteúdo promocional específico que era dublado pelos usuários. A divulgação foi feita por grandes artistas com uma grande presença no aplicativo, como o DJ Pedro Sampaio e a atriz e apresentadora Maisa.

A diferença dessa ação para os outros setores e plataformas é o formato: os vídeos são mais curtos, interessantes e envolventes. 

 

TikTok

 

Dicas finais

Antes de adotar essa estratégia, é importante levar alguns pontos em consideração: 

  • Verifique se sua persona está dentro da plataforma e certifique-se que o público se encaixa no perfil de quem consome esse tipo de conteúdo;
  • Lembre-se também que o TikTok é uma rede social relativamente nova e ainda está em processo de crescimento e popularização, podendo ampliar e diversificar o seu público nos próximos anos;

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