Por aqui, queremos que você saiba quais são e como aplicar estas 7 práticas de marketing digital para redes sociais sem maiores problemas na sua empresa.

Ao comunicar em redes sociais, acreditamos que o principal objetivo é realmente se comunicar com as pessoas, tirar dúvidas, dar feedbacks, resolver problemas e, acima de tudo, não apenas vender. 

A venda em qualquer caso deve ser a consequência da sua qualidade, atendimento e interação com o consumidor.

A partir de agora, anota aí! São 7 dicas para você aprender não só a vender, mas a se comunicar para vender, nas redes sociais. Vamos nessa!

Segmente seu conteúdo

O primeiro passo para se comunicar com assertividade deve ser você conhecer seu público. Seja por meio de pesquisas e tendências, seja por tempo de mercado e observações.

Quanto mais você conhecer seus clientes, melhor será a entrega da comunicação e, por consequência das vendas, já que você vai conseguir segmentar melhor em cada rede social o estilo de público para cada tipo de campanha que você criar.

Veja só, ao entender os perfis e interesses do seu público, fica muito mais fácil segmentar e abordar temas para campanhas diferentes da forma mais adequada.

Muitos acham extremamente difícil, mas com a prática você irá entender como cada mudança de público, de tom, região e até mesmo de budget, pode impactar positivamente nas vendas pelas suas redes sociais.

Benchmarking

Realize periodicamente análises de concorrência, o mercado se inova diariamente. Por isso, vale muito a pena guardar um tempo para você e sua equipe estudarem as práticas dos principais concorrentes e atualidades do mercado em que você está.

Isso aumenta o poder criativo, gera ideias que podem ser muito melhores e mais personalizadas para a sua empresa. Além disso, facilita o aprendizado de técnicas de marketing, comunicação e vendas.

Frequência nas redes sociais

Sem isso, com certeza a sua marca não sairá do lugar quando falamos de redes sociais. Se o usuário percebe sua página “abandonada”, com conteúdos antigos, provavelmente deixará de te seguir. Por isso, evite!

É preciso demonstrar preocupação, principalmente agora, com a sua imagem no ambiente digital. Logo, se você não cuida da sua rede social com atenção, já passa descrédito para os visitantes. Isso ninguém quer, né?

Outra, a frequência de comunicação nas redes sociais, de interação, de avaliações, hashtags, marcações, ou, seja lá qual for o contato positivo que tiverem com a sua marca, isso vai fazer uma grande diferença no algoritmo de cada uma das suas redes.

Estimule e crie conexão com o seu público

Responda mensagens, faça brincadeiras, dê dicas, traga-os para perto. Os usuários precisam sentir confiança e empatia pela sua empresa, só assim eles vão pensar em um dia comprar de você.

Lembre-se, promoções são ótimas, mas não fazem ninguém se lembrar de você se o contato que o usuário teve com a sua empresa foi horrível. 

Percebemos que muitos profissionais e empresas não dão o devido valor nessa prática de interação com o público. Mas, saiba que um simples emoji, um post em que sua empresa foi citada, tudo isso quando respondido e republicado na rede social da sua empresa desencadeia muito mais do que empatia.

Shopping no Instagram

Aproveite a funcionalidade, divulgue seus produtos com preço, promoções e faça imagens com a cara da sua empresa.

Essa tendência é muito fácil de ser aplicada na sua conta comercial e com certeza vai lhe dar retorno, já que no mobile faz muito sucesso e você ainda pode fazer aquela análise de concorrência em como outras empresas estão vendendo pela ferramenta.

Integre-se com o Facebook

Uma grande oportunidade de fechar novas vendas é fazer a integração da sua loja virtual/e-commerce com o marketplace do Facebook.

Vale muito a pena fazer essa integração quando pensamos em UX (user experience) e em facilitar a vida do usuário. Para você realizar uma venda, não é preciso que o usuário saia do Facebook e vá para o seu site e ainda tenha que se cadastrar para criar o login.

Realizar essa integração vai te ajudar não só com a vendas, mas a direcionar melhor, a cada campanha, seus esforços na criação de públicos cada vez mais qualificados.

LinkedIn para vendas?

Sim! A rede social que é totalmente voltada para negócios ainda tem muito que ser explorada.

Apesar da forma de contato ser menos descolada do que em outras rede sociais, lá você “venderá” a sua empresa. 

Essa dica é mais voltada para empresas B2B (business to business) ou que queiram ter também um perfil mais profissional. 

A presença na rede é ideal para que você atualize dados como ramo de atuação da empresa, divulgar o próprio trabalho e se conectar com pessoas influentes que podem ajudar no processo de vendas da sua empresa. Seja por consultoria ou uma simples menção.

Muitas empresas utilizam o LinkedIn para se mostrar aos profissionais do mercado em que atuam. Ali, empresas e profissionais interagem para fechar parcerias, contratações e até mesmo realizar negócios.

Percebe como as redes sociais podem ajudar você a vender mais e a melhorar a sua reputação? Seja bem visto, cuide de todos os pontos de contato digitais da sua empresa e perceba como isso vai fazer a diferença. Principalmente, a partir de agora.

Ficou interessado em saber mais ou quer saber como podemos ajudar sua empresa com o marketing digital nas redes sociais? Aproveite para falar com um gruver, nós estamos à disposição. Vai ser um prazer ajudar você e sua empresa!